PARÁ

“Verde do Bem”, idealizado por agricultoras de Primavera (PA

O projeto “Verde do Bem”, idealizado por agricultoras de Primavera (PA) e apoiado pela Votorantim Cimentos, tem transformado a vida das moradoras da comunidade Siquiriba ao fortalecer a cadeia produtiva local. Focado no cultivo e comercialização de produtos agrícolas, o projeto promove o desenvolvimento econômico inclusivo e a independência financeira das participantes.

A Votorantim Cimentos, que possui uma fábrica no município, apoia a iniciativa oferecendo capacitação e profissionalização às agricultoras. Esse suporte permite que as mulheres aprimorem suas atividades, agreguem valor aos seus produtos e aumentem as oportunidades de geração de renda. Ao todo, 18 famílias são beneficiadas pelo projeto.

Criado há três anos, o “Verde do Bem” começou com a venda de hortaliças para os empregados da fábrica de Primavera. No entanto, a pandemia da Covid-19 suspendeu as vendas, que foram retomadas em 2023 de forma mais estruturada. A Votorantim Cimentos cedeu um espaço no estacionamento da fábrica para a realização de uma feira, onde as agricultoras agora vendem hortaliças, frutas, doces, salgados e sucos. A feira, que inicialmente acontecia dois dias por semana, foi ampliada para quatro dias, resultando em um aumento de 57% nas vendas.

Ana Lúcia Reis da Silva, uma das participantes do projeto, destaca o impacto positivo dessa oportunidade: “Hoje, eu tenho uma renda extra, porque com os produtos que eu vendo na feira consigo pagar algumas contas do mês, como a energia elétrica, botijão de gás, entre outras”.

As participantes recebem consultorias gratuitas presenciais e virtuais sobre produção, design de produtos, formação de preços, atendimento e comercialização. Além disso, o projeto oferece suporte para o desenvolvimento de novos produtos, articulação de parcerias e expansão para novos mercados.

Rodrigo Telles, gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Primavera, ressalta a importância da iniciativa: “Essa é uma iniciativa que traz benefícios tangíveis para a comunidade, especialmente no contexto do empoderamento feminino. Além disso, estimulamos as pequenas cadeias produtivas a conquistarem autonomia e sustentabilidade. Dessa forma, também atuamos em sintonia com os nossos Compromissos de Sustentabilidade para 2030 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, cumprindo metas globais importantes, como a erradicação da pobreza, a igualdade de gênero e a promoção de uma economia mais justa e inclusiva”.

O projeto “Verde do Bem” exemplifica como a colaboração entre empresas e comunidades pode impulsionar o desenvolvimento socioeconômico, promovendo a independência financeira e a valorização da agricultura familiar no interior do Pará.

Agricultoras tiveram um aumento nas vendas de 57% com a realização de feira. Foto: Divulgação