TECNOLOGIA

Rumor: Apple pode lançar “MacBook de Baixo Custo” com chip de iPhone

Expectativa para o próximo evento da marca é um notebook acessível focado em competir diretamente com Chromebooks e PCs Windows.

A Apple pode estar prestes a agitar o mercado de computadores de entrada. Ganham força nos bastidores da tecnologia os rumores de que a empresa anunciará um inédito MacBook de “baixo custo” durante o seu tradicional evento do mês de março.

A Estratégia: Chips de Smartphone no Laptop

A principal especulação para viabilizar esse novo dispositivo está no coração do hardware. Para reduzir drasticamente os custos de produção, a Apple deixaria de lado os potentes chips da linha “M” (usados nos Macs atuais).

A aposta seria equipar o novo notebook com os mesmos processadores que alimentam os iPhones, adaptando o silício mobile para entregar um desempenho satisfatório em tarefas básicas do dia a dia.

Foco na Concorrência

O objetivo da Maçã com esse suposto lançamento é disputar um segmento que a empresa historicamente deixou em segundo plano: o mercado educacional e de entrada. Atualmente, essa fatia de consumidores é amplamente dominada por:

  • Chromebooks (equipados com o sistema ChromeOS do Google);
  • Laptops Windows mais básicos e acessíveis.

Expectativa x Realidade

Como é de praxe no mercado de tecnologia, tudo ainda não passa de um rumor. A grande questão levantada por consumidores e especialistas é se a relação custo-benefício desse novo MacBook realmente valerá a pena, especialmente considerando os padrões de preços geralmente praticados pela Apple, mesmo em seus produtos de “entrada”.

Resta saber se o rumor se confirmar, se os macbooks de baixo custo vão vim com o chip do iphone 16 pro, ou vamos ver ele com um chip do iphone 11.