Procuradoria defende que TSE mantenha mandato de Moro
A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) apresentou sua posição a favor da manutenção do mandato do senador Sérgio Moro (União-PR) perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O parecer foi encaminhado nesta terça-feira, 7, ao gabinete do ministro Floriano de Azevedo Marques, responsável por recursos do PT e do PL contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná que absolveu o senador.
Com o respaldo da PGE após sua absolvição, Sérgio Moro enfrenta o julgamento com menos pressão. A defesa ainda terá a chance de apresentar seus argumentos.
A posição da Procuradoria-Geral Eleitoral vai contra a manifestação do Ministério Público do Paraná, que defendeu a cassação do senador. Agora, a palavra final fica a cargo do TSE.
Não há uma data definida para o julgamento do caso pelo tribunal, pois depende da liberação do relator, que precisa concluir seu relatório e voto, e da agenda da presidência para inclusão na pauta.
Sérgio Moro é acusado de abuso de poder econômico, arrecadação ilícita e uso indevido dos meios de comunicação durante as eleições de 2022, em meio à sua pré-candidatura presidencial frustrada. O TSE precisa decidir se os gastos durante esse período colocaram o ex-juiz em uma posição de desigualdade em relação aos concorrentes ao Senado.