PARÁ

Maré alta alaga ruas no Ver-o-Peso

Nesta segunda-feira (11), o entorno do Complexo do Ver-o-Peso, em Belém, foi afetado por alagamentos devido à maré alta. Ruas como Boulevard Castilhos França e suas transversais, 15 de Novembro e a esquina da rua João Alfredo com a avenida Portugal ficaram submersas, causando transtornos para feirantes, lojistas e consumidores. O congestionamento também se intensificou, dificultando o trânsito na área comercial.

A situação foi agravada pelo início da chuva por volta das 13h10, adicionando mais desafios às condições já adversas. A Marinha do Brasil emitiu um alerta para os picos de maré em Belém durante os meses de março e abril.

Nos dias 11 e 12 de abril, a maré atingirá 3,7 metros, enquanto nos dias 9 e 10 de abril, o nível será de 3,6 metros, muito acima da média local de 1,81 metros. Aconselha-se que navegadores, comunidades pesqueiras e esportistas acompanhem de perto as condições climáticas e ajam com cautela.

Essas informações são provenientes da Tábua de Marés do Porto de Belém, publicada anualmente pelo Centro de Hidrografia da Marinha. O Porto de Belém, localizado na Baía do Guajará e distante 120 quilômetros do Oceano Atlântico, é diretamente afetado pelas marés, resultantes dos movimentos verticais das águas dos mares, influenciados pela atração gravitacional exercida principalmente pela lua, e secundariamente pelo sol, sobre os oceanos.

Com informações: O Liberal