BRASIL

Luto na Dublagem: Morre Ricardo Schnetzer, a voz de Nicolas Cage e Al Pacino

Dublador e ator faleceu nesta quarta-feira(4) aos 72 anos. Ele marcou gerações como Hank (Caverna do Dragão), Slade e grandes astros de Hollywood.

A cultura pop e a arte brasileira estão de luto. Faleceu ontem (4), o renomado ator e dublador Ricardo Schnetzer. Uma das vozes mais marcantes da televisão e do cinema no Brasil, ele nos deixou após travar uma batalha contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Schnetzer construiu uma carreira lendária, emprestando seu talento para alguns dos maiores atores de Hollywood. Ele foi a voz recorrente de astros como:

  • Nicolas Cage;
  • Tom Cruise;
  • Al Pacino.
  • Richard Gere

Ícone das Animações

Além dos filmes live-action, a voz de Ricardo Schnetzer ficou eternizada em personagens que marcaram a infância de diversas gerações.

Seu timbre inconfundível deu vida ao herói Capitão Planeta, ao arqueiro Hank (no clássico Caverna do Dragão) e ao vilão calculista Slade (em Jovens Titãs). Sua atuação como diretor de dublagem também foi fundamental para a qualidade de inúmeras produções adaptadas para o público brasileiro ao longo das últimas décadas.