BRASIL

Governo descartou o horário de verão para esse ano

O governo federal descartou a volta do horário de verão em 2024, conforme anunciado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em uma coletiva de imprensa. A decisão foi tomada após estudos técnicos conduzidos pelo Ministério de Minas e Energia, que avaliaram o impacto da medida. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu o aval final para a decisão.

Segundo o ministro, os estudos indicaram que a economia de energia elétrica proporcionada pelo horário de verão seria insignificante, especialmente devido às mudanças no perfil de consumo energético no Brasil nos últimos anos. Fatores como o uso crescente de energia no período noturno, impulsionado pela maior adoção de aparelhos de ar-condicionado, reduziram a eficácia da medida. Além disso, o país conta com um mix de geração de energia mais diversificado, com fontes renováveis, como eólica e solar, que também influenciam a análise sobre a necessidade do horário de verão.

O ministro também destacou que a volta do horário de verão poderia gerar debates sobre impactos em setores como o turismo, mas, do ponto de vista energético, a medida foi considerada desnecessária.