Custom ROMs podem estar com os dias contados nos aparelhos da Samsung
As custom ROMs, bastante utilizadas para dar sobrevida a smartphones antigos que não recebem mais atualizações do Android, podem estar com os dias contados, ao menos nos dispositivos da Samsung. A fabricante sul-coreana já havia restringido o desbloqueio do bootloader em aparelhos vendidos nos Estados Unidos, mas agora a medida parece que será adotada globalmente.
Segundo informações, a partir da próxima atualização da interface One UI 8, não será mais possível desbloquear o bootloader dos dispositivos Samsung. Com isso, a instalação de ROMs personalizadas será inviabilizada de forma oficial.
Historicamente, a Samsung nunca incentivou o uso de ROMs customizadas. Uma das formas de desestimular essa prática sempre foi o comprometimento do sistema de segurança Knox: ao desbloquear o bootloader, o usuário perdia o acesso a funções essenciais, como o Samsung Pay, que deixava de funcionar. A empresa considera as custom ROMs como potenciais brechas de segurança, o que poderia facilitar a entrada de malwares nos dispositivos.
Não se sabe se futuramente outras fabricantes de smartphone irão adota essa pratica.
Com Informações do: androidpolice

Formado em Tecnologia em Redes de Computadores
Estudante de Design Gráfico
Viciado em Series e Tecnologias