Corda do Círio de Nazaré já chegou em Belém
O Círio de Nazaré 2024 se aproxima, e um dos principais símbolos da celebração, a corda, já foi entregue em Belém. Este item icônico é utilizado para conectar os devotos à imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante as procissões da Trasladação e do Círio, que ocorrem em outubro. Pela segunda vez consecutiva, a corda foi totalmente fabricada no Pará, na cidade de Castanhal.
Este ano, a corda é mais resistente que a de 2023, feita com fibras de malva e juta, cultivadas na Amazônia. Com 800 metros de comprimento e 60 milímetros de diâmetro, ela será dividida em dois pedaços de 400 metros, um para cada procissão. A corda será submetida a uma vistoria no final de setembro para garantir que está em perfeitas condições para o evento.
A tradição do uso da corda no Círio remonta a 1885, quando uma enchente fez com que a berlinda com a imagem de Nossa Senhora ficasse atolada, e os cavalos não conseguiram movê-la. Desde então, os fiéis passaram a usar a corda para puxar a berlinda, e ela se tornou um símbolo da fé e devoção dos promesseiros.
A expectativa é que com as melhorias feitas na resistência da corda, incidentes como os que ocorreram em 2023 sejam evitados.