PARÁ

Belém sedia novo encontro do G20

Belém irá sediar a partir desta quarta-feira (30) uma nova rodada de reuniões do G20, com foco na Redução do Risco de Desastres. O encontro ocorre no Hangar Centro de Convenções e é liderado pelo Brasil, representado pelo ministro das Cidades, Jader Filho. Esta é a segunda reunião ministerial do G20 em Belém neste ano, após a realizada em setembro sobre Turismo. Sob a presidência rotativa do Brasil, iniciada em dezembro de 2023, o evento visa definir estratégias de prevenção e resposta a desastres naturais e humanitários, alinhadas ao Marco de Sendai da ONU.

O encontro busca formular uma declaração interministerial que promova a gestão de riscos e a reconstrução pós-desastres, especialmente em contextos de desigualdade e vulnerabilidade, com foco em financiamento. Jader Filho ressaltou a urgência de desenvolver estratégias globais para enfrentar situações como inundações, incêndios e secas que afetam o Brasil e outros países, além de eventos como o recente terremoto na China.

A escolha de Belém para as reuniões está alinhada ao destaque da cidade como sede da COP 30 em 2025, consolidando sua importância nas pautas ambientais e de desenvolvimento sustentável.