MUNDO

Em resposta a protestos, Maduro coloca Forças Armadas nas ruas da Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira (30) que as Forças Armadas e policiais estarão nas ruas a partir desta quarta-feira (31), em resposta aos protestos de oposição que tomaram o país após sua vitória nas eleições do último domingo (28). Maduro, em uma reunião conjunta do Conselho de Estado e de Defesa com autoridades de seu governo, afirmou que os policiais permanecerão nas ruas “até que haja a consolidação do plano de paz”.

Além disso, Maduro convocou seus apoiadores para se reunirem na frente do Palácio de Miraflores, sede do governo, para um protesto em seu favor. Ele responsabilizou os principais opositores, Edmundo González e María Corina Machado, pela violência e destruição ocorridas desde as eleições, prometendo penas severas para os manifestantes presos, com condenações de 15 a 30 anos de prisão.

Os protestos de oposição começaram na segunda-feira (29), após a vitória de Maduro nas eleições com 51% dos votos, segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Os números foram contestados pela oposição e pela comunidade internacional, que criticaram a falta de transparência no processo eleitoral. Maduro, em seu pronunciamento, afirmou que “a Justiça vai chegar” para os responsáveis pela violência no país.