PARÁ

PRTB Lança Everaldo Eguchi como Pré-candidato à Prefeitura de Belém

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) anunciou para esse sábado (6) a pré-candidatura do delegado federal Everaldo Eguchi à Prefeitura de Belém. O evento de lançamento ocorrerá às 17h no bairro Guamá, o mais populoso da capital, na Marina B&B, localizada na avenida Bernardo Sayão.

Chapa e Apoio

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Eguchi apresentou o empresário Bruno Barbosa como seu pré-candidato a vice-prefeito, formando uma chapa pura do partido. Mauro Macedo, presidente municipal do PRTB, também convidou para o evento através de um vídeo nos stories do Instagram.

Histórico Eleitoral

Everaldo Eguchi tem um histórico de disputas eleitorais. Em 2020, ele concorreu à Prefeitura de Belém pelo Patriota e obteve 23,06% dos votos no primeiro turno, avançando para o segundo turno, onde foi derrotado pelo atual prefeito, Edmilson Rodrigues (Psol), que recebeu 51,76% dos votos válidos. Naquela eleição, Eguchi alcançou 48,24%.

Antes disso, em 2018, Eguchi concorreu a deputado federal pelo Partido Social Liberal (PSL) no Pará, obtendo mais de 52 mil votos, mas não conseguindo uma cadeira na Câmara dos Deputados. Após a fusão do PSL com o Democratas para formar o União Brasil, Eguchi migrou para o Patriota.

Outros Candidatos

Com o lançamento de Eguchi, Belém já conta com oito pré-candidatos à Prefeitura em 2024:

  1. Igor Normando (MDB), deputado estadual
  2. Edmilson Rodrigues (Psol), atual prefeito e candidato à reeleição
  3. Eder Mauro (PL), deputado federal
  4. Jefferson Lima (Podemos), radialista
  5. Ítalo Abadi (Novo), professor
  6. Wellingta Macêdo (Pstu), jornalista
  7. Thiago Araújo (Republicanos), deputado estadual

Processo Eleitoral

O período para a realização das convenções partidárias está marcado entre 20 de julho e 5 de agosto. Nestas convenções, os partidos oficializam suas escolhas de candidatos e deliberam sobre coligações. Somente os pré-candidatos formalmente registrados na Justiça Eleitoral poderão concorrer nas eleições de 2024.